Dr Lucas Barbosa

Fase final do tratamento de varizes

Uma novidade no tratamento de varizes é a utilização de Laser. Cirurgia “a Laser” parece algo moderno e muito atrativo, apesar de levantar algumas dúvidas sobre a segurança, certo? Para que nós médicos comecemos a indicar e realizar esses procedimentos, saber prever resultados e possíveis complicações, são necessários muitos estudos, realizados no mundo inteiro, embasando a técnica. Como então substituir aqueles antigos cortes na pele para retirar varizes e safenas pela utilização de uma Luz, que é o Laser? No lugar de remover o vaso doente, acessamos seu interior de forma minimamente invasiva (apenas um furinho) e uma fibra óptica é utilizada para aquecê-lo, promovendo sua absorção gradual. Explico no vídeo a seguir:

Este procedimento substitui totalmente a retirada da veia, sendo muito menos invasivo, de alta imediata, sem necessidade de internação, sem raquianestesia. O paciente é liberado 15 a 20 minutos depois de finalizado. Não à toa já é, há mais de 10 anos (!) a primeira linha de tratamento na Europa e nos Estados Unidos. Aqui na clínica já é minha rotina de tratamento. Um avanço na técnica, desenvolvido no Brasil, é o uso da mesma fibra mostrada acima para o tratamento de varizes, não só para safenas. Isso trouxe muito mais versatilidade, evitando totalmente a necessidade da cirurgia convencional, tanto para a safena quanto para varizes. A técnica foi batizada de Ablação Térmica Total Assistida (ATTA), idealizada pelo meu colega Dr. Daniel Amatuzi, com quem tive o prazer de descrever em detalhes técnicos num capítulo de livro em co-autoria.

Cirurgia a Laser para Varizes dr Lucas Barbosa

Gostou do texto? Então curta e compartilhe!!

Sobre o Autor Lucas Barbosa

Dr Lucas Barbosa

Sou especialista em tratamento minimamente invasivo de varizes. Tenho ampla experiência em tratamento de varizes grossas, safenas, vasinhos e suas nutridoras, priorizando as técnicas mais modernas, que dispensam cirurgia. Conto com uma infraestrutura clínica de alto padrão, tanto em conforto para pacientes e funcionários como nas mais modernas tecnologias para diagnóstico e tratamentos, liderando o Setor Vascular da Clínica Patrícia Holderbaum, em Canoas – RS.

Posts mais recentes