Dr Lucas Barbosa

Logo - Dr Lucas Barbosa

COMO PREVENIR O SURGIMENTO DE VARIZES?

As varizes podem surgir por vários motivos. Os pacientes sempre me perguntam no consultório o que eles podem fazer para evitar ou mesmo para que os procedimentos realizados tenham maior durabilidade. Apesar da maior causa ser genética, algumas coisas podem ser feitas para procurar retardar a evolução da doença, dentre elas:

As vantagens principais dos procedimentos modernos a Laser são os seguintes:

Como prevenir o surgimento de varizes?​

1. Controle de Peso

A obesidade e sobrepeso atuam nas varizes de duas formas principais. A primeira delas é pelo simples aumento do tecido gorduroso nas coxas e pernas, que exige mais sangue chegando nos membros para nutri-los.

Naturalmente, essa mesma quantidade de sangue precisará retornar (daí o termo “retorno venoso”), tendo então maior tendência a acúmulo de líquidos, aumentando a formação de varizes e vasinhos.

O segundo mecanismo é o aumento da pressão abdominal, de forma semelhante às pacientes grávidas. O sangue, ao subir pelas coxas, precisa atravessar o abdome para chegar ao coração.

Se há uma grande pressão na pelve e abdome pelo excesso de gordura, teremos um fator dificultador da drenagem, gerando também mais acúmulo de líquidos e formação de varizes.

2. Exercícios e Atividade física

Bom, esse assunto aqui é aquele fácil de recomendar, mas díficil de executar. Além de naturalmente ajudar no controle de peso, o músculo das pernas, especialmente a panturrilha, é o nosso “segundo coração”.

Ele é responsável para ejetar, como uma bomba hidráulica, o sangue no sentido de baixo para cima, sendo fundamental que tenha um bom tônus para eliminar os líquidos acumulados pelo tempo de pé.

Qual exercício é o mais indicado? Todos aqueles que provoquem aumento de força muscular, como musculação, funcional, Crossfit, hidroginástica… A dúvida sempre fica se os exercícios aeróbios – caminhadas, ciclismo, etc, também ajudam.

A resposta é que sim, até ajudam, mas não criam força muscular com tanta eficiência quanto os exercícios anaeróbios – por isso, se possível, priorize os exercícios de força.

3. Uso de Meias

Mais um assunto polêmico. O médico escrever no receituário – “meia elástica diariamente” é fácil.

Entretanto, acordar todo dia cedo e passar aquela meia quente e apertada na perna é bem desafiador. Eu costumo conversar bem abertamente com o paciente e indicar mais as meias para pacientes que tenham uma rotina de muitas horas de pé diariamente e nos quais a principal queixa é inchaço e dor intensa ao fim do dia.

Pacientes com atividades mais movimentadas e que não tenham tantos sintomas dificilmente aderem adequadamente às meias.

Saiba que apesar de chato de colocar, elas provocam uma grande sensação de conforto ao retirar no fim do dia.

4. Tratar adequadamente as varizes.

Sim, tratar as varizes da melhor forma – com seu caso sendo bem estudado, Doppler bem feito, uma boa programação também pode influenciar diretamente no surgimento de novas varizes.

No tratamento detalhado identificamos veias nutridoras, veias safenas e componentes internos que podem tanto oferecer um tratamento mais acertivo e duradouro, evitando que novas varizes se formem num tempo muito curto.

Confie no seu médico e tire todas as dúvidas antes de ser submetida a um tratamento de varizes ou vasinhos.

Cremes milagrosos e comprimidos mágicos, tanto quanto tratamentos feitos por pessoas não habilitadas tanto podem prejudicar sua saúde como retardar o início de uma avaliação e acompanhamento de um especialista de varizes.

Dr. Lucas Barbosa atende diariamente em Canoas. Link para contato:

Gostou do texto? Então curta e compartilhe!!

Sobre o Autor Lucas Barbosa

Dr Lucas Barbosa

Sou médico e cirurgião vascular, especialista em tratamento minimamente invasivo de varizes. Tenho ampla experiência em tratamento de varizes grossas, safenas, vasinhos e suas nutridoras, priorizando as técnicas mais modernas, que dispensam cirurgia. Conto com uma infraestrutura clínica de alto padrão, tanto em conforto para pacientes e funcionários como nas mais modernas tecnologias para diagnóstico e tratamentos, liderando o Setor Vascular da Clínica Patrícia Holderbaum, em Canoas – RS.

Posts mais recentes

Qual é o tratamento para varizes

Remédios para varizes – Funcionam?

Cirurgia? Remédios? Meias Elásticas? Laser? Espuma? Afinal de contas, como são tratadas as varizes? Bom, há uma variação grande de padrões – pessoas com muitos sintomas, outros com quase nenhum, vasinhos finos e varizes grossas. Vamos dar um apanhado geral aqui de como nós, médicos, encaramos essas situações?

Leia Mais »